BULGÁRIA ( Um pouco de sua longa história)
A Bulgária ( em búlgaro Balgariya ) é um pais dos Bálcãs, limitado a norte pela Romênia, a leste pelo Mar Negro, ao sul pela Turquia e pela Grécia e a oeste pela Macedônia e pela Sérvia.Sua capital é Sofia e faz parte da União Européia desde 1 de janeiro de 2007. O primeiro estado búlgaro formou-se no final do século VII. Nos séculos seguintes, entrou em guerra contra Império Bizantino por diversas vezes para garantir a sua existência. Porem não logrou resistir a invasão do Império Otomano, ocorrida ao final do século XIV.
A Bulgária recuperou a sua independência em 1878, como um Principado Autônomo e sua independência total foi proclamada em 1908.Pouco tempo depois, nos anos 1912 e 1913, envolveu-se na Guerra dos Bálcãs.Durante a Primeira Guerra Mundial , e, mais tarde , na Segunda Guerra Mundial , combateu ao lado das nações que vieram a ser derrotadas no conflito. Finalizada a Segunda Guerra Mundial, ficou sob a influencia da União Soviética e tornou-se uma republica popular em 1946. O governo comunista encerrou-se em 1990, quando o pais teve eleições com a participação de diversos partidos. A Bulgária foi aceita na OTAN em 2004. Com base no senso de 2001, a população da Bulgária está constituída principalmente por Búlgaros (83,9%) com duas minorias, turcos (9,4%) e ciganos (4,7%). Dos restantes 2,0%, 0,9% são constituídos por 40 minorias, nas quais se destacam russos, armênios, valados, judeus, tártaros e saracatsanios.
KALIAKRA ( o início )
Tendo o seu inicio no Delta do Danúbio , o litoral do Mar Negro desce em direção ao sul .A linha costeira e reta praias e pequenos cabos são alinhados com uma repetição monótona. Não existem baias protegidas ou ilhas, mas após o cabo Kaliakra a praia faz uma curva profunda para o oeste , formando uma península a qual é extensa, considerando a escala do Mar Negro. A península, com um comprimento de 2 quilômetros, protege uma vasta área dos ventos do norte, que são perigosos para navegação.A área é excelente para um porto marítimo; as praias da península são altas ( 40 a 50 metros) e quase verticais. Atualmente a península e inabitada a atmosfera no inverno, a falta de espaço, a dificuldade de aproximação ao mar, sempre desencorajou a sua habitação três ou quatro séculos atrás. Assim, o povo mudou-se para a vila próxima de BULGAREVO.
Na antiguidade e na idade media, quando as dificuldades de acesso assim como a segurança natural eram condições essenciais para a implementação de uma área – o cabo Kaliakra era o lugar ideal. Sem grandes esforços, simplesmente barrando a estreita entrada da península, os habitantes podiam possuir 150 décares de área totalmente protegida. Deve-se adicionar aqui, que as cidades medievais possuíam em media uma área protegida de 25 a 40 décares. A área atrás de Kaliakra é plana em um raio de dezenas de quilômetros.Assim não surpreende que tão cedo como no primeiro milênio A.C. já um grande assentamento tenha se formado na península.
OS TRACIAS ( sua chegada )
Os TRACIAS vieram para as terras da BULGARIA naquele tempo.Eles eram uma nação misteriosa que de acordo com a história grega e com o geógrafo Herodotus, ocupavam o segundo lugar em número após os indianos. Os TRACIAS habitaram as terras não somente da atual BULGARIA, mas também os territórios de hoje da Romênia, Moldávia , Turquia, Grécia, Macedônia e Sérvia. Eles estavam divididos em inúmeras tribos, as quais formavam estados mutáveis, com seus limites sofrendo mudanças freqüentes. A parte do plano DOBRUJA, aonde o cabo Kaliakra está situado, foi habitado pelos Kribisis e os Gataes – até quando os ROMANOS conquistaram essas terras no século I.
OS GREGOS ( sua chegada)
Entre o sétimo e o sexto século A.C. uma nova nação acostumada a migrar apareceu nas costas da Bulgária de hoje, no Mar Negro os GREGOS. Contudo o CABO KALIAKRA não foi colonizado pelos Gregos. Seus historiadores mencionaram que o cabo se manteve na posse dos TRACIAS, sendo que os Gregos deram um nome aos assentados T racias – TIRESIS. Esse foi o nome com o qual o assentamento foi mencionado no século VI A.C.. Contudo um sem numero de descobertas arqueológicas, mostram que a vida começou na região muito antes. A descoberta mais antiga data do período da GUERRA DE TROIA, no século XII A.C.. A pepita ( moeda de trocas ) Kaliakra , assim como as dez toneladas de ancoras encontradas no porto equatorial , datam da mesma época e marcam a descoberta do Mar Negro e o seu litoral para a civilização da “ Grande Navegação Comercial do Mediterrâneo”, do segundo milênio A.C..
No inicio do século XIV alguns eventos ocorreram na região do Mar Negro os quais mudaram efetivamente a historia do lago Búlgaro Bizantino que ate então estava fechado. Estes acontecimentos mudaram também a historia de Kaliakra.
DIVISÃO DO IMPÉRIO ROMANO ( o estabelecimento de Constantinopla )
A divisão do Império Romano assim como o estabelecimento de Constantinopla como a capital da parte oeste, na pequena cidade Grega no Bósforo, Bizâncio, exerceu grande importância sobre as cidades búlgaras localizadas na costa do Mar Negro. Constantinopla ràpidamente atingiu a população de um milhão de habitantes e se converteu em um enorme centro de consumo. O trigo para a produção de pão, o peixe seco e salgado e a carne podiam ser obtidos nas terras do norte do Bósforo. A região ao derredor do Cabo Kaliakra considerando-se um raio de 100 quilômetros, era adequada a produção de milho e de carne.
AS CRUZADAS ( a chegada)
Em 1204 , os Cavaleiros da Quarta Cruzada ao invés de seguirem para Jerusalém, atacaram Constantinopla e a ocuparam. Bizâncio foi destruída e nas suas ruínas os Cavaleiros Europeus construíram o denominado Império Latino.A Republica de Veneza, que financiou a Quarta Cruzada,e a redirecionou para Constantinopla, ganhou a abertura do estreito para a passagem das esquadras comerciais. E embora o Império Latino tenha se enfraquecido em virtude dos ataques do Rei Búlgaro Kaloian, em1205 –1207, em 1263 Bizâncio ressurgiu e a abertura do Bósforo e do Dardanelos para trocas transoceânicas, teve caráter irreversível. O direito de entrar no Mar Negro foi dado para os navios comerciais de Genova, Piza e de Amalfi. Os Italianos estavam em busca de dois produtos nas terras do Mar Negro , milho e couro para a sua indústria, tendo levado outros tal como mel , peixe, carne e ……. escravos. Para suas necessidades de exploração dos mares os Italianos criaram no século XIII, o primeiro mapa marítimo e a descrição escrita da costa e a orientação para navegação. No primeiro mapa preservado, feito por um navegador de Pisa, estão marcados 33 portos búlgaros e entre eles vamos encontrar Kaliakra. Na primeira ”Bussola de Navegação”, datada de fins do século XIII, o Porto de Kaliakra é descrito como um bom porto. A estabilização da Bulgária durante o reino do Rei Svetoslav Terter ( 1298 – 1322 ) permitiu a expansão dos limites marítimos búlgaros ao norte e ao sul.Pela primeira vez por décadas Kaliakra esteve tranqüila, sem ser perturbada por povos inimigos.Durante quase um século de paz a agricultura da região de Kaliakra produziu excedentes para a exportação que eram enviados para a Itália.
A INVASÃO DOS TURCOS OTOMANOS
Contudo, um inimigo surgiu em 1388; os Turcos Otomanos invadiram a Bulgaria iniciando por Dobruja. Nos últimos anos do século 14, a onda de invasões Turcas atingiu as terras do nordeste da Bulgária. A onda engolfou a Bulgária assim como toda a Península Balcânica ali permanecendo por 500 anos. Foram atingidas as fronteiras de Viena e de Veneza. Em 1393, os Turcos ocuparam a capital da Bulgária na época, Turnovo. Em 1396, eles derrotaram a cruzada de 60000 cavaleiros do oeste, próximo de Nikopol. O líder, King Sigizmund da Hungria, conseguiu fugir de barco, descendo o Rio Danúbio. Ele entrou no Mar Negro e ancorou em Kaliakra. A cidade ainda estava sob leis búlgaras tendo sido tomada sem luta em 1397, visto que a população não estava armada.
A LEGENDA DAS 40 VIRGENS
Uma lenda tocante nasceu naqueles tempos -“ A LENDA DAS 40 VIRGENS “ – as quais se amarraram pelos cabelos umas as outras e saltaram do penhasco de Kaliakra ao mar, afogando-se para não serem violentadas pelos invasores turcos após a ocupação do forte. Na queda tocaram as rochas em muitos pontos, aonde o sangue foi derramado. Nos pontos aonde o sangue tocou……..nasceram papoulas vermelhas………
KALIACRA SE DESPEDE DA HISTÓRIA MUNDIAL
Em 1792 Kaliacra esteve em contato com a história mundial pela última vez.
Uma enorme esquadra turca, incluindo uma frota aliada da Argelia, deitou âncora na baia. Isto aconteceu no seu caminho para a Rússia contra quem o Império Otomano vinha guerreando desde 1792. Muitos dos marinheiros tinham ido até a praia, em busca de água e de alimentos. Inesperadamente, a esquadra Turca Argelina foi atacada pelos navios Russos, comandados pelo Almirante Ushakov . Sem manter os seus navios na ordem de navegação, Ushakov abriu fogo sobre os navios ancorados e contra os marinheiros que estavam na praia, com canhões colocados nas duas extremidades dos navios. O massacre foi terrível ; os turcos levantaram âncora e navegaram para o sul em seus navios destruídos pelo ataque Russo. Muitos navios turcos foram afundados no retorno para Istambul. Após este acontecimento, devido ao desenvolvimento tecnológico militar, o Forte Kaliakra perdeu a sua importância e foi sendo abandonado gradualmente.
Este foi o fim da estória da capital de uma das três Bulgárias – cujas capitais eram Vidin, Turnovo e Dobruja sendo esta a capital de KALIACRA. ……..Esta frase foi usada pelo Cavaleiro alemão Hans Schiltenberger quando se referiu a DOBRUJA.
Literatura consultada:
1) Wikipedia, a Enciclopédia Livre
2) Kaliakra, de Bojidar Dimitrov (2007).
Sobre o autor: Antonio Celso B. Zangelmi – Consultor Internacional da UNIDO – United Nations Industrial Development Organzation (Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial ) de 1980 a 2000. Diretor de Projetos no Campo. Vice Presidente da „Fundação Tropical de Pesquisas e Tecnologia Andre Tosello“, de 1971 a 1979